quinta-feira, 30 de agosto de 2012

SISTEMA DE TRANSPORTE (OU TORTURA?) PÚBLICO COLETIVO DO DF - STPC/DF -  ESTÁ, HÁ MUITO TEMPO, NA MÃO DOS EMPRESÁRIOS DO SETOR

Responda rapidamente: quando você contrata um profissional para lhe prestar um serviço, você permite que ele faça do jeito que bem entende? Por exemplo, quando você contrata um engenheiro ou um pedreiro, você deixa que eles façam tudo do jeitinho que eles quiserem? 

Claro que não, né? Tenho certeza de que você fiscaliza, questiona e, acima de tudo, determina a forma como tudo deve ser feito. Mais: se o serviço não estiver saindo exatamente como você deseja, certamente você irá substituir o profissional.

Você também deve achar que isso é uma regra para todo tipo de contrato de prestação de serviços, não é mesmo?

Pois, acredite, não é assim que funciona com os contratos que o GDF firma com os empresários do setor de transporte público do DF. Nesse caso, quem manda são os donos das empresas. São eles quem ditam as regras. Os contratantes (o governador, o vice-governador, o secretário de transportes e o diretor do DFTrans) não têm nenhum poder sobre os contratados (os empresários). Estes mandam e desmandam.

Vejam alguns desmandos:

- não respeitam horários;
- não disponibilizam ônibus suficientes;
- não renovam a frota (já andei em carcaça com 19 anos de uso);
- não substituem os pneus (você já viu algum pneu novo nos ônibus do DF?);
- não disponibilizam um sistema eficiente de atendimento aos passageiros; e
- não investem na capacitação de motoristas e cobradores para que  possam aprender a lidar com pessoas (clientes).

Vejam o absurdo: a imprensa divulgou recentemente que um empresário detém a senha que libera o sistema de bilhetagem eletrônica em novos ônibus. Assista ao vídeo do link http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2012/08/27/interna_cidadesdf,319342/empresario-se-recusa-a-liberar-senha-para-que-onibus-novos-comecem-a-rodar.shtml.
Repare que, quando questionado se o empresário "se sente o dono do transporte na cidade", o diretor do DFTrans não teve coragem de responder e desconversou feiamente.

Mas por que será que, no caso do STPC/DF (que pode ser entendido como Sistema de Tortura Pública Coletiva do Distrito Federal), a lógica contratual se inverte: quem manda são os contratados, e não os contratantes?

Por que o governador e seu vice, o secretário de transportes e o diretor do DFTrans não vão até à população e denunciam a irresponsabilidade dos donos das empresas?

Por que será que estes senhores não conseguem obrigar o empresários a cumprirem suas obrigações? 

Será medo? Será imcompetência? Será que o governo e seus representantes têm algum tipo de "dívida" com os empresários?

Sinceramente, não sei. Só sei de uma coisa: os donos das empresas fazem o governo de gato e sapato. E nós, passageiros, pagamos o pato. 

Um comentário:

  1. Edvan,
    Enquanto as pessoas não se preocuparem com o espaço público, as coisas vão só piorar. A lógica contemporânea é a exarcerbação do indivíduo. Resolvemos tudo sozinhos. Compramos e compramos carros, inúmeros objetos tecnológicos, tão somente para satisfação do indivíduo. Enquanto isso, tudo que é para o bem comum se deteriora... caminhemos!!
    Abs. Lêda

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