sexta-feira, 16 de março de 2012

CORREDORES EXCLUSIVOS: ATÉ QUE ENFIM!

Com muitos anos de atraso, o GDF iniciou a implantação dos corredores exclusivos para ônibus nas vias do DF. É inadmissível tanta demora para por em prática algo tão fácil de ser feito, e tão barato para os cofres públicos. Afinal de contas, corredor exclusivo não passa de uma faixa contínua pintada do lado esquerdo, combinada com algumas placas de sinalização e alguns agentes de fiscalizaçao. ISSO É MUITO FÁCIL DE FAZER; MUITO SIMPLES. Cristovam começou a fazer tardiamente, em 1998; Roriz suspendeu; e Arruda não demostrou interesse. Agora, Agnelo, com atraso e muito timidamente, dá demonstrações que vai defender essa ideia. Tomara!


Por que tomara? Porque, meu caro, o modelo de transporte "cada um no seu carrinho" não se sustenta em lugar nenhum do mundo. Podem abrir vias; podem eleger novamente o coronel para encher a cidade de viadutos; podem enriquecer ainda mais empreiteiros de plantão construindo estacionamentos subterrâneos... e os engarrafamentos continuarão.


Então, o corredor exclusivo resolve tudo? É claro que não! É somente uma das várias medidas necessárias para solucionar o problema do nosso trânsito.


Tenho ouvido absurdos sobre os corredores exclusivos. As vozes contrárias são tantas que, às vezes, temo que esse governinho não seja capaz de dar continuidade ao projeto. Os motoristas de carro particular reclamam que o governo está privilegiando os ônibus. Não conseguem perceber que a ideia e a saída é essa mesma: PRIVILEGIAR OS ÔNIBUS. Ou você acha que um carro particular deve, no trânsito, ter o mesmo tratamento que um ônibus com 100 passageiros?


Mas, o que mais me chateia é ouvir passageiro que sofre em ônibus lotado e preso nos engarrafamentos falando mal dos corredores esclusivos.


Dia desses, ao ouvir um passageiro dizer que "faixa exclusiva não serve pra nada porque os ônibus vão continuar lotados", lhe perguntei: - O que você prefere: um ônibus lotado parado num engarrafamento ou um ônibus lotado que segue em frente deixando o engarrafamento pra trás? Espero que ele tenha entendido a lógica do que falei. As faixas exclusivas não têm o objetivo de reduzir a lotação; para tanto é necessária outra medida: mais ônibus.


Outra ameaça aos corredores exclusivos são os motoristas espertalhões que não respeitam a nova medida. É tão imples resolver isso! Três agentes de trânsito em cada via solucionam essa questão. Mas o governo é fraco e não fiscaliza adequadamente. Com isso quem respeita as regras finda achando que é um otário por ficar preso nos congetionamentos enquanto outros passam a 100 por hora pelo lado direito (na EPTG, é esquerdo).


Bem, se um dia os corredores exclusivos se consolidarem no DF (como ocorreu com o cinto de segurança, por exemplo), os motoristas vão começar a perceber que ônibus é uma alternativa mais rápida que carro particular. Terão, no entanto, que zelar pela qualidade do transporte público, assim como zelam pelos seus carros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário