sexta-feira, 21 de junho de 2013

CARROS, CARROS, CARROS, CARROS...
É isso que os governantes brasileiros chamam de desenvolvimento.


Fonte: http://www.renault.com.br/mais_renault/ampliacao-fabrica/

Se houvesse um concurso para escolher uma nova bandeira para o Brasil, as autoridades governamentais (e a oposição) do país votariam com entusiasmo no modelo acima. Para elas, o progresso e o desenvolvimento de uma nação se faz por meio do consumo, sobretudo, o de carros, carros e mais carros.

Você já ouviu Lula e Dilma defenderem enfaticamente o transporte coletivo? Tenho dúvidas até mesmo se eles já pronunciaram em público essas duas palavrinhas: transporte coletivo. Quando muito, falam em "mobilidade urbana" - uma expressão difusa e baseada em grandes obras que tiram o sono de qualquer empreiteiro espertalhão de olho nos milhões que são liberados pelo PAC.

Não os vejo falar reiterada e apaixonadamente em substituição e aumento de frota de ônibus; em faixa exclusiva; em expansão do metrô; em fiscalização das empresas; em punição severa para os empresários canalhas que dominam o transporte coletivo; em ciclovias... Nunca vi.

Mas dos dois (e da sua oposição formada pelo PSDB e o Demo) brilham os olhinhos quando estão falando que as montadoras aumentaram a produção e a venda de veículos de passeio.

E toda vez que os donos das montadoras fazem a menor chantagem, ameaçando demitir funcionários, o governo os socorre com empréstimos e isenções fiscais. Ora, se Lula e Dilma tivessem coragem, socorreriam com pagamento de salário os possíveis demitidos e não dariam um centavo para esses canalhas, esses vampiros do sangue do povo brasileiro.

Talvez saísse até mais barato. O recado seria o seguinte. "Para cada empregado demitido pelas montadoras, o governo vai pagar o salário até a conquista de um novo emprego."

"Ah, isso vai acomodar o cidadão!", diriam muitos. E o governo deveria dizer: "Dane-se! Mas para esses capitalistas sangue-suga eu não dou um tostão!"

Mas o governinho da Dilma não tem peito prá isso. Como o do Lula não teve. E a cada dia comemora novo recorde de vendas de automóveis. Esse governinho, que eu ajudei a eleger sob o falido argumento "votemos no menos pior", governa com e para os empresários (e com o que de mais podre existe na política brasileira: Barbalho, Sarney, Collor, Filipelli, Calheiros, Maluf, Argelo).

O sujeito que não suporta mais andar de lixão (aqui no DF os baú são um lixão) se vira de qualquer jeito e compra um desses carros que o governo ajudou a fabricar. Compra à prestação. Paga o dobro por um carrinho de merda. Paga seguro, já que não temos segurança pública. Paga IPVA, mecânico, combustível...  e isso enche as ruas de veículos, e entope os trânsito.

Aí, aqueles que estão no lixão lotado - nas sucatas de pneu careca, com motorista e cobrador mal humorados e mau remunerados - sofrem mais ainda com o trânsito engarrafado.

Por isso que a juventude rebelde está no caminho certo: Passe livre universal já; tarifa zero já.

Isso sim, Dilma, seria desenvolvimento de fato.







Nenhum comentário:

Postar um comentário