sábado, 22 de junho de 2013

O DISCURSO LACUNAR DE DILMA

Presidenta gasta dez minutos para dizer a nação o que todo mundo já sabia

Quando fiz a postagem "reformas estruturais no Brasil" não tinha a menor expectativa de que a Presidenta Dilma fosse realmente adotar alguma daquelas medidas. Tudo não passava de um anseio (com exceção da prisão perpétua, de que tenho dúvidas: não sei de devemos trancafiar alguém pelo resto da vida). Tudo era apenas uma brincadeira, um anseio sem esperança nenhuma transformado em linguagem satírica para sacanear quem vive nos sacaneando. Até parece que Dilma teria coragem de contrariar os interesses dos canalhas que sustentam e são sustentados pelo seu governinho!

Mesmo assim, para provocar (do ponto de vista da provocação positiva, quase uma sugestão) enviei a mensagem para os emails do Palácio do Planalto. Tudo em vão.

A Presidenta foi prá TV ontem à noite e rodopiou, enrolou, sofismou, tergiversou, enovelhou, encaracolou; e no seu discurso cheio de lacunas não anunciou nada de novo. Nadica de nada que realmente valesse a energia que o povo dispensou nas ruas. 

Disse que as passagens baixaram. Que vergonhoso isso! A redução das tarifas é uma esmola de 20 centavos paga com verba pública: isenção fiscal, empréstimos a perder de vista, anistia de dívidas e multas. Nada temos a comemorar nesse quesito.

Disse que ouviu o recado. Ouvir, ouviu, mas não o considerou. Disse que vai conversar com fulano, beltrano, sicrano. Entenda-se: a Globo, a Fiesp, Sarney, os banqueiros...

Perdeu a chance, Dilma. Perdeu a chance de tomar decisões concretas que minimamente reformassem as estruturas podres deste país que você acha que governa. Perdeu a chance de anunciar algo novo, ousado. Algo que assustasse, que espantasse. Só o que espanta é verdadeiramente novo.

Disse: "se aproveitarmos bem o impulso dessa nova energia política..." Mas fez um discurso demonstrando que não aproveitou nada.

Sei que não vivemos numa ditadura, que a Presidenta não governa sozinha. Mas neste momento Dilma poderia governar com o maior aliado que um governante pode ter: o povo. Não íamos cobrar propina, Dilma. Nem ministérios, nem cargos nas estatais, nem liberação de emendas... Mas ela preferiu nos ignorar. Levará nossos anseios para uma mesa de discussão com a Globo, Sarney, Renan, a Cut, o PT e outras forças apodecidas de nosso apodrecido quadro partidário.

Perdeu a chance, Dilma. Não sei se por medo, incompetência ou porque virou uma sarney da vida e não quer mesmo mudar nada neste país, perdeu a chance. Depois não reclame quando a turba enfurecida lhe bater novamente à porta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário